Para reafirmar o trabalho sério que a ONG Conservação Internacional já vem desempenhando no país há uns 08 anos, a CI resolveu intensificar a divulgação do seu esforço em preservar as principais nascentes de água no Brasil, e escolheu o Rock in Rio para coroar com chave de outro este trabalho, num acordo inédito de plantio de árvores na Bacia do Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água do estado do Rio de Janeiro. Para esta iniciativa, a ETC & TAL desenvolveu a pedido da CI, com o apoio da Gaz Games, um game no melhor estilo do “Qual é a música”, totalmente baseado n playlist de cada dia do festival, para convidar o público participante a acertar a música e transformá-la em árvore.

O desafio de envolver o público numa causa nobre, de maneira divertida e descontraída, desafiando cada um de tribos e estilos diferentes, a cantarolar o resto da música e indicar, o nome da banda, nome da música, etc, nos levou ao brilhante número de 10.640 árvores, em meio a quase 15 mil abordagens.

Outras ações também foram pensadas envolvendo artistas, através dos leilões de peças usadas em suas apresentações durante o festival, como palhetas, acessórios, guitarras, etc. A verba arrecadada com a venda dos itens doados pelos mais diversos artistas nacionais e internacionais foram revertidas no plantio de árvores. Rock in Rio, Conservação Internacional, e a população carioca em geral, saíram ganhando com esta ativação.